Enfermagem

 ENFERMAGEM
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REGIME DO CURSO

Regime Mensal por Disciplina

Características

  • O aluno cursa uma disciplina por vez; 
  • A disciplina tem duração de 20, 30 ou 60 dias, dependendo do número de créditos;
  • As disciplinas com pré-requisito são cursadas prioritariamente;
  • No regime mensal por disciplina o pagamento da mensalidade deverá ser realizado antes do início da disciplina;
  • A matrícula acadêmica é renovada semestralmente.

Vantagens Acadêmicas

  • Cursando uma disciplina por vez o aluno se dedica integralmente e absorve melhor o conteúdo. Ao passo que no modelo tradicional (seriado) o aluno cursa simultaneamente várias disciplinas; 
  • No regime tradicional se o aluno faltar mais de 25% nas disciplinas que estiver cursando será reprovado em todas as disciplinas. Já no regime mensal ele poderá ser reprovado por falta na disciplina do mês que estiver cursando;
  •  No regime por disciplina mensal o aluno poderá cursar mais disciplinas do que no regime tradicional (seriado), dependendo do número de créditos de cada disciplina ofertada no semestre;
  • Geralmente no regime por disciplina o aluno obtém maior índice de aprovação no semestre;
  • Se o aluno cursar e for aprovado em todas as disciplinas ofertadas poderá concluir o curso mais rapidamente.

Vantagens Financeiras

  • Não há cobrança de inscrição do vestibular;
  • Não há cobrança de matrícula no início do curso e nem nos semestres seguintes;
  • Não há cobrança de multa por cancelamento do curso;
  • Não há cobrança de multa por transferência para outra instituição;
  • Após matriculado o aluno indicar amigos para estudar na Fadam será bonificado financeiramente (Programa Embaixador Fadam). Saiba mais...

Dados do Curso

Início :
06/02/2023
 Inscrição:
Até 15/04/2023
Grau:
Bacharelado
Turno:
Noite
Modalidade:
Presencial
Duração:
10 semestres
Cód. MEC:
 Preço:

Mensalidade e Descontos

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Contagem regressiva para início das aulas

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Detalhes do Curso

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Mais Detalhes

Mercado de Trabalho do Enfermeiro


Em meio ao surto ocasionado pelo novo coronavírus (Covid-19), muitas ofertas de trabalho estão surgindo na área da saúde no Brasil. 


Segundo pesquisa divulgada pelo site de empregos Catho, em março de 2020, houve um aumento de 397% no número de vagas para enfermeiros, se comparado ao mesmo período de 2019. O levantamento foi divulgado por meio da BBC News.


Além das vagas para enfermeiros, as oportunidades para profissionais com especialização são ainda maiores. Para enfermeiro de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por exemplo, o crescimento foi de 718% se comparado ao mesmo período. Houve também um aumento na demanda por técnicos de enfermagem, chegando a ser 708% a mais no terceiro mês deste ano.


O mercado de trabalho para profissionais da área de Enfermagem é bastante amplo. Isto se deve ao fato de um administrador poder trabalhar em empresas de diversos portes e em diferentes setores da economia.


Este profissional pode trabalhar em empresas privadas, em órgãos públicos e no terceiro setor. Também pode atuar como autônomo (prestando consultorias) e até abrir seu próprio negócio.



Habilidades e competências aprendidas.

Durante o curso você aprende uma série de habilidades e competências necessárias  a carreira de enfermeiro.


Vídeo


Habilidades e competências:


  • Atuar profissionalmente compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas;
  • Compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações;
  • Atuar nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso;
  • Ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança;
  • Reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde;
  • Considerar a relação custo-benefício nas decisões dos procedimentos na saúde;
  • Reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem;
  • Assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde.
  • Promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
  • Usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para o cuidar de enfermagem;
  • Atuar nos diferentes cenários da prática profissional considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico;
  • Identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes;
  • Intervir no processo de saúde-doença responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência;
  • Prestar cuidados de enfermagem compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade;
  • Compatibilizar as características profissionais dos agentes da equipe de enfermagem às diferentes demandas dos usuários;
  • Integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais;
  • Gerenciar o processo de trabalho em enfermagem com princípios de Ética e de Bioética, com resolutividade tanto em nível individual com o coletivo em todos os âmbitos de atuação profissional;
  • Planejar, implementar e participar dos programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde;
  • Planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento;
  • Desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional;
  • Respeitar o código ético, os valores políticos e os atos normativos da profissão;
  • Interferir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo;
  • Utilizar os instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência à saúde;
  • Participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde;
  • Reconhecer o papel social do enfermeiro para atuar em atividades de política e planejamento em saúde.

Matriz Curricular do Curso em ordem alfábética:

  • Anatomia Humana 
  • Análise de Conjunturas Social, Política, Cultural e Econômica  
  • Atividades Complementares
  • Bases Metodológicas da Assistência de Enfermagem 
  • Biossegurança 
  • Bioquímica 
  • Citologia, Histologia e Embriologia 
  • Coaching e Liderança de Alta Peformance 
  • Educação em Saúde 
  • Educação Financeira 
  • Empreendedorismo e Inovação 
  • Enfermagem e o Paciente Crítico  
  • Enfermagem em Centro Cirúrgico  
  • Enfermagem em doenças infecciosas e parasitárias  
  • Enfermagem em Saúde Coletiva  
  • Enfermagem em Saúde Mental  
  • Epidemiologia e Estatística 
  • Estágio Curricular Supervisionado I: Atenção Primária à Saúde e Centros de Atenção Psicossocial  
  • Estágio Curricular Supervisionado II: Atenção Primária à Saúde e Centros de Atenção Psicossocial  
  • Estágio Curricular Supervisionado III: Estágio Hospitalar em Unidades de Média e Alta Complexidade  
  • Estágio Supervisionado IV: Estágio Hospitalar em Unidades de Média e Alta Complexidade  
  • Farmacologia aplicada   
  • Filosofia, Cidadania e Ética 
  • Fisiologia e Biofísica  
  • Fundamentos de Direito Público e Privado e Direitos Humanos 
  • Fundamentos de Psicologia e Saúde  
  • Genética 
  • Gerência do cuidado em Saúde e Enfermagem   
  • Gestão de Processos 
  • História e Introdução à Enfermagem  
  • Informática Aplicada 
  • Inteligência Emocional e habilidade de negociação 
  • Leitura e Produção de Textos  
  • LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais  
  • Matemática 
  • Metodologia da Pesquisa  
  • Microbiologia e Imunologia  
  • Nutrição em Enfermagem  
  • Oncologia  
  • Patologia Geral 
  • Português 
  • Processo de Cuidar na Saúde da Criança e do Adolescente  
  • Processo de Cuidar na Saúde da Mulher e do Recém-nascido 
  • Processo de Cuidar na Saúde do Adulto e do Idoso  
  • Processo de Cuidar na Saúde do Trabalhador  
  • Projeto de Extensão I 
  • Projeto de Extensão II 
  • Projeto de Extensão III 
  • Projeto de Extensão IV 
  • Saúde Sexual e Reprodutiva 
  • Segurança do paciente  
  • Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem  
  • Sociologia, Relações Étnicas e Direitos Humanos Fundamentais  
  • Soft Skills 
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social 
  • Tanatologia 
  • Trabalho de Conclusão de Curso I 
  • Trabalho de Conclusão de Curso II 
  • Urgência e Emergência

Procedimentos necessários para matrícula:

Para realizar a matrícula faz-se necessário ingressar no curso por meio do vestibular ou demais maneiras possíveis e apresentar a seguinte documentação a seguir:


  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente (original e cópia);
  • Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente (original e cópia);
  • Cédula de Identidade (Registro Geral) (original e cópia);
  • CPF (original e cópia);
  • Título de Eleitor (original e cópia);
  • Certificado de Alistamento Militar ou Certificado de Reservista (original e cópia);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
  • Comprovante de residência (atual) (original e cópia);
  • Foto 3x4 (atual)

Professores do Curso

COORDENAÇÃO

  • ANDREZA LÍVIA MARTINS ROCHA
  • COREN: 381.881

CORPO DOCENTE

  • AMANDA EMILIA NUNES QUEZADO PRAXEDES (Mestre)
  • ANA RAQUEL CARVALHO DE SOUZA (Especialista)
  • ANA VILMA LEITE BRAGA (Mestre)
  • ANTONIO CAVALCANTE FILHO (Doutor)
  • BRUNA CAROLINE RODRIGUES TAMBORIL (Mestra)
  • CATARINA JOELMA MAGALHAES BRAGA (Doutora)
  • DAVID BARUC CRUVINEL LIMA (Mestra)
  • DAVID BRITO ROLIM LUCETTI (Especialista)
  • EMANUELA LINHARES VIANA OLIVEIRA (Especialista)
  • DOCENTE TITULAÇAO
  • ADRIANO RODRIG LIES DE SOUZA  (Doutora) Doutor
  • FRANCIRENE DE SOUSA PAULA (Doutora)
  • HEITOR BARROS CHRISOSTOMO (Mestre)
  • JAMILA HUNARIA DA SILVA SANTOS (Especialista)
  • JANAINA BACELO DE FIGUEIREDO (Mestre)
  • JANE CRIS DE LIMA CUNHA (Doutora)
  • NATHALIE OMMUNDSEN PESSOA (Doutora)
  • REANGELA CINTIA RODRIGUES DE OLIVEIRA LIMA (Mestra)
  • ROSANA CATIA BARBOSA TERCEIRO (Mestre)
  • ROSANGELA DE ALENCAR RIBEIRO (Mestra)
  • VICTOR MARTINS COMES (Doutora)
  • VIVIANI MARIA BARBOSA SALES (Doutora)

Titulação

  • Mestres e doutores: 81%
  • Especialistas: 19%

Atividades acadêmicas que o aluno participa

A vida acadêmica possibilita ao estudante alagar seus horizontes por meio da leitura, troca de informações, aprendizado, rede de relacionamento, contato com novos conhecimentos etc. 


A Fadam oferece vários programas aos alunos conforme a seguir:


Monitoria

o Programa de Monitoria para os alunos que desejam auxiliar os professores na execução das atividades docentes. O aluno tira dúvida da turma e pode acompanhar estudos em horários alternativos.


Extensão Acadêmica

extensão acadêmica são as atividades promovidas pelos estudante destinadas à interação entre ela e a comunidade na qual a Fadam está inserida, constituindo uma ponte permanente entre a faculdade e a sociedade.


Iniciação Científica

O universo acadêmico vai além de preparar o aluno apenas para o mercado de trabalho.

A iniciação científica serve para descobrir soluções para algo que ainda não tem resposta, através do conhecimento. Na iniciação científica o aluno receberá orientações de um professor, muitas vezes participando de encontros coletivos em grupos de estudos ou laboratórios, para aprofundar os conhecimentos em determinada área do seu curso, conhecer metodologias e técnicas para propor novas análises ou descobertas com raciocínio crítico mais desenvolvido.


Atividades Complementares

As atividades complementares correspondem a práticas acadêmicas que buscam ampliar o currículo e enriquecer o perfil do formando. Elas ampliam os horizontes do conhecimento do aluno para além do ambiente da sala de aula e propiciam a transdisciplinaridade no currículo (SILVA, 2008).  Exemplos: palestras, seminários, cursos de curta duração, monitoria, congressos etc.



Formas de ingresso no curso

Existem quatro formas para você poder ingressar no curso:

 01

Vestibular Agendado

Agende seu vestibular gratuitamente. Saiba mais...

02

Nota do ENEM

Aproveite a nota Enem e ingresse sem vestibular. Saiba mais...

 03

Transferência  

Pedindo sua transferência de outra instituição para a Fadam você ingressa sem fazer vestibular. Saiba mais...

04

 Graduado

Ingresse sem vestibular se você tiver concluído outro curso superior

Formas de Ingresso

  • Vestibular Agendado

    Agende o seu vestibular de forma segura e rápida. Saiba como...

  • Aproveitamento da Nota do ENEM

    Você ingressa com a nota do ENEM (três últimas edições) sem fazer vestibular.  Saiba mais

  • Transferência para Fadam

    Se você estiver matriculado ou com a matrícula trancada em outra instituição você é isento de vestibular . Saiba mais...

  • Aluno Graduado

    Se você já concluiu o ensino superior você ingressa sem vestibular. Saiba mais...



Infraestrutura


Pergunte a Fadam

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Perguntas frequentes

  • Minha prova de vestibular é presencial?

    Sim. Você agenda uma data e hora para realização o processo seletivo que consiste numa prova de redação de um tema vinculado ao fornecido na hora.  


  • Todas as aulas são presenciais?

    As aulas serão realizadas pela internet se houver pandemia ou determinação legal. O MEC autoriza que até 40% do curso possa ser ministrado remotamente.

  • Qual a validade dos descontos?

    O desconto na mensalidade são válidos durante todo o curso desde que não haja cancelamento ou  trancamento.

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