Pedagogia

PEDAGOGIA
************
Dê o primeiro passo para mudar a sua vida.

GANHE até 100% DE DESCONTO


REGIME DO CURSO

Regime Mensal por Disciplina

Características

  • O aluno cursa uma disciplina por vez; 
  • A disciplina tem duração de 20, 30 ou 60 dias, dependendo do número de créditos;
  • As disciplinas com pré-requisito são cursadas prioritariamente;
  • No regime mensal por disciplina o pagamento da mensalidade deverá ser realizado antes do início da disciplina;
  • A matrícula acadêmica é renovada semestralmente.

Vantagens Acadêmicas

  • Cursando uma disciplina por vez o aluno se dedica integralmente e absorve melhor o conteúdo. Ao passo que no modelo tradicional (seriado) o aluno cursa simultaneamente várias disciplinas; 
  • No regime tradicional se o aluno faltar mais de 25% nas disciplinas que estiver cursando será reprovado em todas as disciplinas. Já no regime mensal ele poderá ser reprovado por falta na disciplina do mês que estiver cursando;
  •  No regime por disciplina mensal o aluno poderá cursar mais disciplinas do que no regime tradicional (seriado), dependendo do número de créditos de cada disciplina ofertada no semestre;
  • Geralmente no regime por disciplina o aluno obtém maior índice de aprovação no semestre;
  • Se o aluno cursar e for aprovado em todas as disciplinas ofertadas poderá concluir o curso mais rapidamente.

Vantagens Financeiras

  • Não há cobrança de inscrição do vestibular;
  • Não há cobrança de matrícula no início do curso e nem nos semestres seguintes;
  • Não há cobrança de multa por cancelamento do curso;
  • Não há cobrança de multa por transferência para outra instituição;
  • Após matriculado o aluno indicar amigos para estudar na Fadam será bonificado financeiramente (Programa Embaixador Fadam). Saiba mais...

Dados do Curso

Início :
06/02/2023
Inscrição:
Até 15/04/2023
Grau:
Licenciatura
Turno:
Noite
Modalidade:
Presencial
Duração:
8 semestres
Cód. MEC:
 Preço:

Mensalidade e Descontos

Informe como você pretendente ingressar e obtenha o valor da mensalidade e o desconto já.

Contagem regressiva para início das aulas

:
:
:
Dias
Horas
Minutos
Segundos
Contagem regressiva encerrada!

Detalhes do Curso

< BARRA DESLIZANTE >

Mais Detalhes

Mercado de Trabalho do Pedagogo

Licenciatura em Pedagogia, especificamente, forma professores para exercer atividades educacionais em todas as etapas da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.


Pessoas formadas na Licenciatura em Pedagogia ainda podem trabalhar em empresas de consultoria, editoras de livros didáticos, produtoras de cursos a distância, escolas de idiomas, treinamento em empresas privadas, espaços como hospitais, bibliotecas, museus e brinquedotecas.


Mercado de trabalho para Pedagogia

Com um mercado de trabalho em ascensão, o pedagogo encontra oportunidades variadas em espaços como:

Escolas Públicas e Privadas: atua como professor das turmas iniciais (infantil e básico), como gestor da escola ou supervisor pedagógico.

Organizações Não Governamentais (ONGs): desenvolve projetos pedagógicos e acompanha ações que ajudam a melhorar a qualidade de ensino em regiões mais carentes do País.

Editoras: presta serviços de pesquisa, projeção e análise que contribuam para a produção de materiais didáticos voltados à educação infantil e básica.

Pedagogia Hospitalar: atua em ambientes hospitalares, dando assistência a crianças em tratamentos de longo prazo. A ideia é ajudar os pequenos pacientes a não perderem o ano escolar e a tolerarem melhor o tempo em que ficarão internados. Para isso, contam com a realização de atividades lúdicas e recreativas.

Educação Especial: atua na educação de crianças com diversos tipos de deficiência, físicas e mentais. É um conhecedor das abordagens pedagógicas para cada condição.

Educação de Jovens e Adultos: pode oferecer apoio na formação específica para jovens e adultos que não conseguiram terminar os estudos no tempo regular.


Habilidades e competências aprendidas.

Durante o curso você aprende uma série de habilidades e competências necessárias  a carreira do Pedagogo.


Habilidades e competências:


  • Articular as leituras da realidade educativa em seus aspectos sociais, políticos, culturais, ambientais e econômicos, e o desenvolvimento dos processos pedagógicos; 
  • Organizar e mediar situações de ensino-aprendizagem, considerando o contexto educativo a partir da construção de um referencial teórico-metodológico crítico para a docência; 
  • Analisar criticamente as concepções que constituem as propostas institucionais e as práticas pedagógicas, através do conhecimento e da realização de práticas de investigação no contexto educativo; 
  • Ter conhecimento histórico, social e cultural da criança, do jovem e do adulto em relação aos aspectos do seu desenvolvimento; 
  • Atuar criticamente no contexto educativo frente à organização e ao desenvolvimento dos processos pedagógicos e suas contextualizações; 
  • Ter postura ética e política em sua atuação profissional, considerando a criança, o jovem e o adulto como seres sociais em desenvolvimento de exigências próprias de sua natureza; 
  • Ter compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade; 
  • Possuir capacidade de investigação do fenômeno e da prática educativos que ocorrem em diferentes âmbitos e especialidades; 
  • Compreender o processo de construção do conhecimento, inserido em seu contexto social e cultural; 
  • Poder refletir sobre o processo histórico que caracteriza a educação; 
  • Identificar as realidades socioculturais e educacionais, propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e inclusão social; 
  • Compreender e valorizar as diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e suas funções na produção do conhecimento; 
  • Atuar com portadores de necessidades especiais e grupos multiculturais, em diferentes níveis da organização, de modo a assegurar seus direitos de cidadania e inclusão social; 
  • Dialogar entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento; 
  • Promover a articulação entre ensino, pesquisa e extensão na produção do conhecimento e da prática pedagógica; 
  • Apropriar-se de processos e meios de comunicação em suas relações com os problemas educacionais; 
  • Ser capaz de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas; 
  • Promover a articulação da atividade educacional nas diferentes formas de organização do trabalho pedagógico escolar e não escolar, considerando planejamento, execução, gestão e avaliação de propostas pedagógicas; 
  • Participar na elaboração, realização e avaliação do projeto político-pedagógico, planejando, articulando e sintetizando as atividades de ensino, aprendizagem e administração; 
  • Coordenar espaços educativos alternativos, buscando serviços de parcerias e de apoio comunitário; 
  • Ser capaz de fazer uma gestão democrática na construção da cidadania escolar em uma sociedade em contínuo desenvolvimento; 
  • Construir estratégias para aprendizagem dos alunos, articulando escola - família – comunidade - sociedade; 
  • Ser capaz de transversalizar diferentes temáticas como a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Especial, a Educação Indígena, a Educação Quilombola, a Educação Ambiental, a Educação em Direitos Humanos, a Educação do Campo, na perspectiva da diversidade e do multiculturalismo; 
  • Decidir didáticas e metodológicas orientadas por pressupostos epistemológicos coerentes; 
  • Intervir nas situações educativas com sensibilidade, acolhimento e afirmação responsável de sua autoridade; 
  • Desenvolver estratégias diversificadas de avaliação da aprendizagem e, a partir de seus resultados, desencadeamento de propostas de intervenções pedagógicas; 
  • Saber refletir sobre as situações e relações interpessoais que ocorrem no contexto escolar com leituras necessárias a sua compreensão; 
  • Sistematizar e socializar a reflexão sobre a prática docente, investigando o contexto educativo, analisando e interpretando processos e resultados de pesquisas para o aprimoramento de sua prática profissional; 
  • Elaborar e desenvolver projetos pessoais de estudo, de trabalho e de pesquisa, empenhando-se em compartilhar suas práticas e produzir coletivamente.

Matriz Curricular do Curso em ordem alfábética:

  • Alfabetização e Letramento: métodos e perspectivas 
  • Atividades Complementares
  • Avaliação em Educação  
  • Ciências: Conteúdos e Métodos 
  • Coaching e Liderança de Alta Peformance 
  • Didática 
  • Disciplinas on-line: Síncronas e Assíncronas 
  • Educação de Jovens e Adultos: Métodos e Fundamentos 
  • Educação e Saúde 
  • Educação Financeira 
  • Educação Inclusiva 
  • Educação Indígena 
  • Educação no Campo 
  • Empreendedorismo e Inovação 
  • Estágio Supervisionado I: Educação Infantil 
  • Estágio Supervisionado II: Fundamental e Séries Iniciais 
  • Estágio Supervisionado III: E.J.A. 
  • Estágio Supervisionado IV: Gestão Escolar 
  • Estrutura e Funcionamento da Educação Básica 
  • Filosofia, Cidadania e Ética 
  • Fundamentos da Educação Infantil 
  • Fundamentos da Gestão Escolar 
  • Fundamentos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 
  • Fundamentos e Metodologias das atividades Culturais e Artísticas 
  • Geografia: Conteúdos e Métodos 
  • História da Educação 
  • História: Conteúdos e Métodos 
  • Inteligência Emocional e Habilidades de Negociação 
  • Leitura e Produção de Textos 
  • Língua Portuguesa: Conteúdos e Métodos 
  • Literatura Infanto Juvenil 
  • Ludicidade e Recreação 
  • Matemática 
  • Matemática: Conteúdos e Métodos 
  • Metodologia do Trabalho Científico 
  • Metodologias Ativas 
  • Multiculturalismo, Diversidade e Relações Étnico-Raciais 
  • Organização e Planejamento em Educação 
  • Política Educacional Brasileira 
  • Projeto de Extensão I 
  • Projeto de Extensão II 
  • Projeto de Extensão III 
  • Psicologia da Aprendizagem
  • Psicologia do Desenvolvimento
  • Sociologia, Relações Étnicas e Direitos Humanos Fundamentais  
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social 
  • Trabalho de Conclusão de Curso I 
  • Trabalho de Conclusão de Curso II

Procedimentos necessários para matrícula:

Para realizar a matrícula faz-se necessário ingressar no curso por meio do vestibular ou demais maneiras possíveis e apresentar a seguinte documentação a seguir:


  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente (original e cópia);
  • Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente (original e cópia);
  • Cédula de Identidade (Registro Geral) (original e cópia);
  • CPF (original e cópia);
  • Título de Eleitor (original e cópia);
  • Certificado de Alistamento Militar ou Certificado de Reservista (original e cópia);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
  • Comprovante de residência (atual) (original e cópia);
  • Foto 3x4 (atual)

Professores do Curso

  • ANALIA MARIA ROSA FREIRE (Especialista)
  • ANTONIO CAVALCANTE FILHO (Doutor)
  • FRANCISCA POLIANE LIMA DE OLIVEIRA (Doutora)
  • GEOVANIO CARLOS BEZERRA RODRIGUES (Mestre)
  • HENRIQUETA ROCHA DE ABREU (Mestre)
  • JANAINA BACELO DE FIGUEIREDO (Mestre)
  • JANE CRIS DE LIMA CUNHA (Doutora)
  • JEANE PEREIRA DANTAS (Especialista)
  • LEONARDO NASCIMENTO CHAVES (Especialista)
  • MARIA JOUSY RODRIGUES GOMES (Mestre)
  • MARIA NEURISMAR ARAUJO DE SOUZA (Mestre)
  • RENATA FERRER LIMA (Especialista)
  • ROBERLUCIA RODRIGUES ALVES (Mestre)
  • ROSELENE MOURA DE SA (Mestre)
  • VIVIANI MARIA BARBOSA SALES (Doutora)

TITULAÇÃO

  • Mestres e doutores: 73%
  • Especialistas: 27%

Atividades acadêmicas que o aluno participa

A vida acadêmica possibilita ao estudante alagar seus horizontes por meio da leitura, troca de informações, aprendizado, rede de relacionamento, contato com novos conhecimentos etc. 


A Fadam oferece vários programas aos alunos conforme a seguir:


Monitoria

o Programa de Monitoria para os alunos que desejam auxiliar os professores na execução das atividades docentes. O aluno tira dúvida da turma e pode acompanhar estudos em horários alternativos.


Extensão Acadêmica

extensão acadêmica são as atividades promovidas pelos estudante destinadas à interação entre ela e a comunidade na qual a Fadam está inserida, constituindo uma ponte permanente entre a faculdade e a sociedade.


Iniciação Científica

O universo acadêmico vai além de preparar o aluno apenas para o mercado de trabalho.

A iniciação científica serve para descobrir soluções para algo que ainda não tem resposta, através do conhecimento. Na iniciação científica o aluno receberá orientações de um professor, muitas vezes participando de encontros coletivos em grupos de estudos ou laboratórios, para aprofundar os conhecimentos em determinada área do seu curso, conhecer metodologias e técnicas para propor novas análises ou descobertas com raciocínio crítico mais desenvolvido.


Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento

Produção de um projeto de pesquisa em educação na abordagem da profissão docente. A docência e o desafio da transposição didática na práxis pedagógica. A formação do professor na contemporaneidade: saberes essenciais para a prática educativa. 


Botāo de texto
Formas de ingresso no curso

Existem quatro formas para você poder ingressar no curso:

 01

Vestibular Agendado

Agende seu vestibular gratuitamente. Saiba mais...

02

Nota do ENEM

Aproveite a nota Enem e ingresse sem vestibular. Saiba mais...

 03

Transferência  

Pedindo sua transferência de outra instituição para a Fadam você ingressa sem fazer vestibular. Saiba mais...

04

 Graduado

Ingresse sem vestibular se você tiver concluído outro curso superior

Formas de Ingresso

  • Vestibular Agendado

    Agende o seu vestibular de forma segura e rápida. Saiba como...

  • Aproveitamento da Nota do ENEM

    Você ingressa com a nota do ENEM (três últimas edições) sem fazer vestibular.  Saiba mais

  • Transferência para Fadam

    Se você estiver matriculado ou com a matrícula trancada em outra instituição você é isento de vestibular . Saiba mais...

  • Aluno Graduado

    Se você já concluiu o ensino superior você ingressa sem vestibular. Saiba mais...



Infraestrutura


Pergunte a Fadam

Utilize o formulário

Perguntas frequentes

  • Minha prova de vestibular é presencial?

    Sim. Você agenda uma data e hora para realização o processo seletivo que consiste numa prova de redação de um tema vinculado ao fornecido na hora.  


  • Todas as aulas são presenciais?

    As aulas serão realizadas pela internet se houver pandemia ou determinação legal. O MEC autoriza que até 40% do curso possa ser ministrado remotamente.

  • Qual a validade dos descontos?

    O desconto na mensalidade são válidos durante todo o curso desde que não haja cancelamento ou  trancamento.

Share by: